20 julho, 2010

OVIRAPTOR



GRAÇAS A SUA VELOCIDADE, PODIA ROUBAR OVOS ATÉ DEBAIXO DO NARIZ DOS GRANDES DINOSSAUROS.

O esqueleto do Oviraptor foi encontrado em 1923, junto a um ninho cheio de ovos de Protoceratops. Seu crânio estava esmagado. Acredita-se que ele morreu ao tentar roubar os ovos. Imagine o Protoceratops voltando para o ninho e descobrindo que estava sendo assaltado. Furioso, provavelmente ele pisoteou a cabeça do ladrão.

-PUNHALADA
Ovos de dinossauros tinham casca grossa. Ao contrário dos ovos da galinha, eram difíceis de quebrar. Em vez de dentes, o Oviraptor contava com duas presas afiadas no alto da boca. Elas furavam o ovo como um punhal.

-BICO CURVO
O fato de ser desdentado nunca foi problema para o Oviraptor. O bico curvo e as mandíbulas fortes quebravam até os ovos mais duros com facilidade. Funcionavam como uma espécie de quebra-nozes.

-PROTUBERÂNCIA
Nem todos os crânios de Oviraptor são parecidos. Alguns têm pequenas protuberâncias ósseas acima das narinas. Outros, uma vasta crista. Com seu crânio curto e olhos grandes, o dino lembrava um pouco o Casuar, uma ave da Austrália.

-OSSOS DA SORTE
Na maioria dos dinossauros havia um par de ossos nos ombros, um de cada lado. No Oviraptor, entretanto, descobriu-se um detalhe incomum: dois ossos que se juntavam para formar uma clavícula curva. Parecia-se um pouco com a fúrcula da galinha, aquele osso em forma de forquilha que as pessoas puxam para dar sorte.

-SEGURANDO COM AS MÃOS
Garras curvas e afiadas projetavam-se dos três dedos das mãos do Oviraptor. O primeiro dedo era bem mais curto e desempenhava a função de um polegar. Segurava a presa com força, apertando-a contra os dois outros dedos. As mãos esguias também serviam para manter firme os ovos de dinossauros, enquanto o Oviraptor esvaziava o conteúdo de seu prato predileto.

-FUGA RÁPIDA
Um caçador tão ágil e poderoso representava um grande transtorno para os outros dinossauros. Depois de atacar, o Oviraptor fugia depressa. Corria apoiado em duas pernas compridas, dotadas de músculos vigorosos. Conforme ele corria esses músculos ajudavam a mover as pernas cada vez mais rapidamente. Cada pé terminava em três dedos fortes e com garras.

--DADOS--
-NOME: Oviraptor, que significa "ladrão de ovos"
-TAMANHO: de 1,5 a 2 m de compr.
-ALIMENTAÇÃO: carne, ovos de dinos
-QUANDO VIVEU: há cerca de 80 milhões de anos, no sul da Mongólia
-ESPÉCIES: Oviraptor philoceratops

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...