29 julho, 2010
DILOPHOSAURUS
ELE PODE TER SIDO O LIXEIRO DA PRÉ-HISTÓRIA, DEVORANDO CADÁVERES DE DINOSSAUROS QUE ENCONTRAVA.
Um dos maiores e mais antigos carnívoros, o Dilophosaurus era quase tão comprido quanto um elefante. Em 1942, uma equipe encontrou no Arizona, EUA, um esqueleto quase completo. A princípio, os cientistas o confundiram com um dino inglês, o Megalosaurus. O crânio, descoberto 22 anos depois, revelou tratar-se de um animal diferente e de aparência estranha.
-CRISTA DUPLA
A crista do Dilophosarus era incomum. Dois ossos curvos e finos formavam uma estria no alto de sua cabeça. Dispostos lado a lado, lembravam a metade de dois pratos, em pé sobre um escorredor. O dino não usava essa crista para lutar contra os predadores. Ela era frágil demais para isso.
-SINALIZAÇÃO
Qualquer dinossauro poderia reconhecer o Dilophosaurus com facilidade por causa da crista. Uma cabeça de formato tão diferente chamava a atenção, mesmo à distância. Talvez a maior utilidade dessa crista misteriosa fosse dar um sinal, tanto para amigos como para inimigos, de que ele estava chegando.
-MANDÍBULAS FRACAS
Ao contrário dos carnívoros que viveram 40 milhões de anos antes dele, o Dilophosaurus tinha mandíbulas finas e frágeis. Ele devia perseguir dinos herbívoros menores. Mas, sem uma mordida poderosa, provavelmente não causava estragos tão terríveis quanto alguns de seus parentes.
-DENTES QUE RASGAM
O Dilophosaurus era preguiçoso na hora de jantar. Em vez de gastar energia correndo atrás da presa, preferia devorar os restos de dinossauros mortos. Na frente da mandíbula, os dentes finos e compridos eram perfeitos para arrancar a carne de animais mortos (carniça). Os dentes do fundo serviam para cortar o alimento.
-QUATRO DEDOS
Os braços curtos e fortes desse dino ficavam no alto do corpo. Ele tinha quatro dedos em cada mão, três deles com garras afiadas. Se é fato que o Dilophosaurus foi uma espécie de "lixeiro da pré-história", ele devia usar os dedos com garras para arrancar a carne de animais mortos.
-PESCOÇO FORTE
Havia muitas semelhanças entre o Dilophosaurus e seus parentes carnossauros. Sua cabeça era grande em comparação com o corpo. Músculos fortes controlavam o pescoço comprido. Muito ágil, ele corria apoiado nas pernas traseiras e nos pés parecidos com os de um pássaro.
-ENTRANDO NA ÁGUA
Ao andar entre samambaias e coníferas, o Dilophosaurus deixava pegadas como um pássaro. Quando queria nadar, provavelmente agitava a cauda e batia as pernas traseiras. Marcas de garras no solo mostram que ele às vezes tocava o fundo do rio com a ponta dos dedos para tomar impulso. Você deve ter feito o mesmo na primeira vez que tentou nadar!
--DADOS--
-NOME: Dilophosaurus, que significa "réptil de crista dupla"
-TAMANHO: 6 m de comprimento e 2 m de altura
-ALIMENTAÇÃO: carne, carniça
-QUANDO VIVEU: há 190 milhões de anos, Jurássico, no Arizona, EUA
-ESPÉCIES: Dilophosaurus wetherlli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.