17 março, 2011

DESCOBERTO MAIOR BÍPEDE BRASILEIRO

Primeiro esboço do Oxalaia quilombensis
Pesquisadores do Museu Nacional apresentaram nesta quarta-feira o espinossaurídeo Oxalaia quilombensis, o maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil. Vestígios do maxilar e da narina do réptil foram encontrados na Ilha de Cajual, no Maranhão, e seriam do Cretáceo Superior.

A espécie é muito semelhante a outras já descritas na África. A aparência deve-se provavelmente ao fato de que, no período histórico anterior, aquele continente era ligado à América do Sul, o que proporcionou a migração de animais de uma região para outra.

 Estima-se que o dinossauro media entre 12 e 14 metros e pesava entre 5 e 7 toneladas, vivia no litoral do Maranhão há cerca de 95 milhões de anos. Ele é considerado o segundo maior espinossaurídeo do mundo, sendo menor apenas do Spinosaurus aegyptiacus, identificado em 1915, no Egito. Antes, o maior dinossauro carnívoro brasileiro era o Pycnonemosaurus, que media 9 metros.

Seu nome é uma homenagem a Oxalá, divindade masculina mais respeitada da religião africana. "Quilombensis", por sua vez, faz alusão aos quilombos que existiam na ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...