30 julho, 2011

Paleontólogos realizam escavações em Marília

Os pesquisadores procuram fósseis do Titanossauro.

Pesquisadores de três universidades brasileiras recomeçaram na quinta, os trabalhos de escavações em Marília.

Desta vez, eles estão usando máquinas para escavar a rocha. Os pesquisadores procuram por fósseis do Titanossauro, uma espécie com pescoço longo que se alimentava de folhas e que viveu na região há milhares de anos.
Apesar do barulho, o trabalho é cuidadoso e lento. Com a ajuda de tratores e máquinas para perfurar o solo, quatro paleontólogos fazem as escavações.
Os pesquisadores acreditam que de baixo de cinco metros de rocha exista um fóssil de Titanossauro totalmente preservado. O bicho viveu na região há 70 milhões de anos.
Achar um único osso de dinossauro é considerado um golpe de sorte, mas o corte feito na rocha para a construção da rodovia que passa pelo município de Marília deixou diversos fragmentos praticamente pendurados no barranco.
A descoberta considerada rara atraiu a atenção dos caçadores de dinossauros. Profissionais do Distrito Federal e do Rio Grande do sul estão em Marília.
A escavação pode demorar meses. O Titanossauro se apoiava em quatro patas e tinha rabo e pescoço bem longos.
Se alimentava basicamente de plantas e media 12 metros de comprimento. O fóssil é considerado um tesouro pelos cientistas.
"Parte da coluna vertebral do dinossauro, até onde nós pudemos avaliar, está preservada. As vértebras estão fusionadas umas às outras e isso futuramente, após a remoção total do material, vai permitir grandes estudos morfológicos e anatômicos para nós determinarmos qual espécie de titanossauro era.
Mas nós já temos algumas suspeitas que indicam ser este Titanossauro uma espécie nova para o Brasil e para a América do Sul" explica o paleontólogo William Nava.
A região de Marília é famosa em todo o país pelas descobertas. Um crocodilo de 90 milhões de anos já foi encontrado na cidade.
Até hoje, o único vestígio dessa espécie no mundo. Todo o resultado das escavações vai para o museu de paleontologia da cidade. Em todo o interior paulista são apenas dois como este: o de Marília e o de Monte Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...