03 setembro, 2010

PROTOCERATOPS




Crânio de Protoceratops
Fóssil de Protoceratops e Velociraptor
Ovos de Protoceratops
NINHOS DE PROTOCERATOPS ACHADOS NO DESERTO DA MONGÓLIA PROVAM QUE OS DINOSSAUROS BOTAVAM OVOS E PODIAM VIVER EM GRUPOS

Mesmo com o modesto tamanho de um cachorro grande, o Protoceratops metia medo pela aparência: cabeça pesada, olhar feroz, focinho em forma de bico e um grande escudo ósseo no pescoço. Alimentava-se exclusivamente de plantas. Tinha o corpo bem robusto, atarracado, e uma cauda longa e grossa. Andava sobre as quatro patas, mas movia-se rápido quando em perigo.

-ESCUDO ÓSSEO
O escudo ósseo que cobria eu pescoço crescia à medida que o dinossauro envelhecia. Esse escudo protegia o Protoceratops do ataque de dinos carnívoros. Os machos também usavam seus escudos para atrair fêmeas na época do acasalamento. O escudo lhes dava uma aparência forte e ameaçadora, que afugentava os machos rivais.

-MANDÍBULAS PODEROSAS
Os músculos grandes e fortes das mandíbulas ajudavam este bicho a arrancar folhas duras e caules lenhosos com seu bico recurvado. Depois, cortava as plantas com seus dentes em forma de tesoura.

-OVOS NO DESERTO
Em 1922, uma expedição científica localizou ninhos de Protoceratops no deserto de Gobi, na Mongólia. Eles continham os primeiros ovos de dinos encontrados no mundo. A descoberta comprovou pela primeira vez que os dinossauros eram ovíparos. Até então, ninguém sabia se eles botavam ovos, como os crocodilos e os lagartos, ou se pariam seus filhotes, como os mamíferos. Em um dos ninhos havia 30 ovos. Sendo pouco provável que uma fêmea botasse tantos ovos de uma só vez, acredita-se que duas ou mais fêmeas dividiam o mesmo ninho.

-GRUPOS FAMILIARES
Vários ninhos enterrados foram achados próximos uns dos outros. Isso indica que os Protoceratops viviam em grupos familiares ou em bandos. Chocados os ovos, os filhotes saíam da casca com uns 30 cm de comprimento. Fêmeas adultas traziam comida, até os filhotes ganharem condições de buscar alimento.

-TAMANHOS VARIADOS
Os esqueletos de Protoceratops encontrados na Mongólia variam de minúsculos, ainda dentro do ovo, a pequenos filhotes e adultos crescidos. Alguns adultos diferiam entre si por detalhes como o formato do escudo. Acredita-se que isso ocorria porque os machos deviam ser maiores que as fêmeas, tendo a cabeça, o escudo e a crista também maiores.

--DADOS--
-NOME: Protoceratops, que significa "primeira cabeça com chifres"
-TAMANHO: 1,8m (comp.) e 1m (alt.)
-ALIMENTAÇÃO: folhas duras e plantas
-QUANDO VIVEU: há 110 - 66 milhões de anos, período Cretáceo, na Mongólia
-ESPÉCIES: Protoceratops andrewsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...