04 setembro, 2010

BRACHIOSAURUS


A: Esqueleto, B: Crânio
COMPRIDO COMO UMA QUADRA DE TÊNIS, ALTO COMO UM PRÉDIO DE TRÊS ANDARES, PESADO COMO DEZ ELEFANTES GRANDES.

O Brachiosaurus foi um dos mais pesados e maiores dinossauros já existentes. A cabeça de um homem ficaria na altura dos joelhos desse gigantesco animal. Ele tinha um corpo imenso, o pescoço muito comprido, a cabeça pequena e uma longa cauda.

-CORAÇÃO FORTE
Um coração grande e forte bombeava o sangue que era levado pescoço acima, até o pequeno cérebro do Brachiosaurus. Alguns cientistas acreditam que ele tivesse vários corações para bombear o sangue por um corpo tão volumoso. Os fortes músculos do pescoço, ao longo da coluna vertebral, serviam para manter a cabeça erguida. Ao contrário da maioria dos dinos, suas pernas dianteiras eram mais longas que as traseiras.

-LONGO PESCOÇO
O Brachiosaurus podia atingir os topos das árvores que ficavam fora do alcance de outros herbívoros. Graças ao pescoço comprido, ele podia arrancar as folhas mais altas, como fazem as girafas. Possuía mandíbulas fortes, com dentes em formato de colheres de bordas afiadas, capazes de arrancar brotos e galhos tenros.

-PATAS ESTICADAS
As patas do Brachiosaurus terminavam em dedos curtos e grossos. Sob os ossos dos pés havia uma espécie de enchimento que amortecia o impacto de seu peso sobre as patas. Estas eram mantidas esticadas sob o corpo, o que ajudava a sustentar suas 30 ou mais toneladas. É por esse motivo que os elefantes também mantêm as patas esticadas.

-APETITE VORAZ
O Brachiosaurus precisava comer imensas porções de alimento para que seu enorme corpo tivesse energia suficiente para crescer e movimentar-se. Um elefante come cerca de 150 kg de alimento por dia. O Brachiosaurus provavelmente comia dez vezes mais: 1500 kg. Ele viajava em bandos e perambulava por extensas áreas de terra em busca de árvores novas.

-PROTEÇÃO CONTRA ATAQUES
Devido ao peso do Brachiosaurus, houve tempo em que os cientistas pensavam que ele vivesse em rios e lagos, onde a água sustentaria seu peso. Eles achavam que suas patas afundariam no chão se ele andasse em terra firme. Como suas narinas ficavam no alto do crânio, ele poderia manter a cabeça à tona para respirar. Na água, este dino ficaria a salvo de ataques de carnívoros ferozes.

-ANIMAL TERRESTRE
Hoje em dia, porém, julga-se que o Brachiosaurus vivia somente em terra. A pressão da água esmagaria suas costelas, comprimindo os pulmões. Sabe-se também que suas pernas eram fortes o suficiente para sustentar o corpo em andanças pelas matas, ao longo de rios e perto de lagos.

--DADOS--
-NOME: Brachiosaurus (lagarto com braços)
-TAMANHO: até 23 m de comprimento e 12 m de altura
-ALIMENTAÇÃO: folhas e brotos
-QUANDO VIVEU: 152 - 145 milhões de anos atrás, fins do Jurássico, na Tanzânia, Argélia e América do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...