26 setembro, 2009

CARNOTAURUS



ESTE ENORME CAÇADOR TINHA PESCOÇO CURTO E FORTE, CABEÇA SEMELHANTE À DO TOURO E BRAÇOS PEQUENOS DEMAIS PARA TODO O SEU TAMANHO.

O Carnotaurus é um membro do grupo de dinos conhecido como carnossauros. Esse grupo inclui alguns dos mais terríveis e conhecidos animais do gênero, como o Tyrannosaurus Rex e o Allosaurus. Eles têm algumas semelhanças entre si, como as grandes e poderosas cabeças e os dentes agudos como canivetes. Mas o Carnotaurus distinguia-se pelo crânio mais curto e fundo que o do T-rex e por pequenos chifres na testa.

-BRAÇOS PEQUENOS
Comparados com o corpo, de tamanho equivalente a três carros pequenos, os braços do Carnotaurus eram bem pequenos. suas longas, musculosas pernas deviam deixá-lo mais ágil que muitos outros carnossauros. Assim, era capaz de alcançar uma presa na corrida e tomá-la de surpresa. Com suas guarras recurvas, prendia e feria a vítima, enquanto as poderosas mandíbulas arrancavam uns bons nacos de carne.

-CABEÇA LEVE
Apesar de forte, o crânio do Carnotaurus deve ter sido leve o suficiente para permitir fácil movimentação. Descobriram-se espaços vazios nas laterais do crânio, de modo a reduzir seu peso. Os dentes do maxilar superior eram próprios para fazer em pedaços a carne que ficavam presa nos dentes inferiores, já que os braços não conseguiam segurar nada. Para cumprir essa função, os dentes do bicho cresciam até 4cm e se curvavam para dentro.

-DADOS-
-NOME:Carnotaurus significa"touro comedor de carne".
-TAMANHO:7,5m (comp.) e 3,5m(alt.)
-ALIMENTAÇÃO:carne de outros dinos
-QUANDO VIVEU:100-90 milhões de anos atrás, Cretáceo,na América do sul
-ESPÉCIES: Carnotaurus sastrei

25 setembro, 2009

TARBOSAURUS


PARA SEU TAMANHO,O TARBOSSAURO TINHA OS MENORES BRAÇOS ENTRE OS DINOS PREDADORES.ELES NEM SEQUER LHE ALCANÇAVAM A BOCA.

Alguns acham este dino tão parecido com o Tyrannosaurus, que ambos poderiam ser o mesmo animal. Entretanto, o Tarbosaurus foi encontrado na Mongólia, bem longe do Canadá, onde vivia o T-rex. Além disso, ele tinha a cabeça maior e o corpo mais leve que seu primo canadense.

-DENTES TERRÍVEIS
Ver o Tarbosaurus com a boca escancarada devia ser terrificante-seu crânio era do tamanho de um leopardo! O corpo inteiro equivalia a três carros. Em sua mandíbula superior, havia 27 dentes longos e curvos, prontos para dilacerar um rival.

-MÃOS FRÁGEIS
O Tarbosaurus tinha braços e mãos diminutos que não serviam para lutar, apesar das garras fortes. Os pés eram incomparavelmente mais fortes, com três garras grandes. Os imensos tornozelos indicavam que esse dinossauro podia mover-se com velocidade suficiente para dar a suas presas uma surpresa desagradável.

-DADOS-
NOME:Tarbosaurus significa"réptil que causa espanto".
-TAMANHO:uns 12m de comprimento
-ALIMENTAÇÃO:carne de outros dinos
-QUANDO VIVEU:há uns 70 milhões de anos,fim do cretáceo,na Mongólia.
-ESPÉCIE: Tarbosaurus bataar, Tarbosaurus efremovi, Tarbosaurus lanpingensis, Tarbosaurus luanchuanensismos

SEGNOSAURUS


SOBRARAM POUCOS OSSOS DESTA CRIATURA,QUE MESMO ASSIM FOI INTEIRAMENTE RECONSTITUÍDA.

Mais comprido do que um carro, o bípede Segnosaurus tinha cabeça pequena em comparação com o corpo. Os braços curtos acabavam em três dedos equipados com finas garras.

-BOCA ESTRANHA
Não se sabe ao certo que tipo de alimentação o Segnosaurus adotava. Ele possuía dentes na parte de trás da mandíbula, como todo bípede carnívoro. Mas, na frente, apresentava um bico desdentado, como alguns herbívoros.

-PÉS LARGOS
Os pés do Segnosaurus também diferiam bastante dos de carnívoros comuns. Suas pernas robustas e curtas terminavam em pés largos com quatro dedos, talvez ligados por membranas.

-DIETA MISTERIOSA
O cientista que batizou o Segnosaurus em 1979 levantou a hipótese de que ele chapinhasse pela água, ou até mesmo nadasse, capturando peixes com as garras ou com o bico desdentado. Nada há de conclusivo, e a maioria acha que foi herbívoro.

-DADOS-
-NOME: Segnosaurus, que significa"réptil vagaroso".
-TAMANHO: 7m de comprimento e 1,90m de altura
-ALIMENTAÇÃO: provavelmente plantas; há quem mencione carne e peixes
-QUANDO VIVEU: há 75 milhões de anos, final do cretáceo, na Mongólia
-ESPÉCIES: Segnosaurus galbinensis

22 setembro, 2009

CAMPTOSAURUS



COMIA PLANTAS,ERA ALTO COMO UM CAMELO E LEVE COMO UM PÔNEI.

Este dinossauro herbívoro e pacífico normalmente caminhava sobre as duas pernas traseiras. Mas,como possuía pequenos cascos nos dedos, supõe-se que algumas vezes o Camptosaurus andava sobre as quatro pernas, especialmente quando se alimentava de plantas rasteiras e das folhas mais baixas das árvores.

-BOCHECHAS PARA MASTIGAR
A cabeça do Camptosaurus era comprida e ampla, equipada com fileiras de dentes pontiagudos. A extremidade de sua mandíbula era coberta por um bico rígido e grosso ,que devia servir para triturar samambaias duras e folhas de palmeira. Acredita-se que o Camptosaurus possuía língua, utilizada para envolver as folhas e colocá-las boca adentro. Suas bochechas elásticas podiam esticar-se para apanhar grandes bocados enquanto mastigava.

-FÊMUR ARQUEADO
A curvatura do fêmur deste dinossauro lhe possibilitava correr velozmente sobre suas possantes pernas traseiras. Enquanto corria, o Camptossauro equilibrava o corpo volumoso com a pesada cauda. Pacífico, ele não possuía armas tais como chifres ou garras afiadas. Por isso, a única forma de escapar dos predadores era correr.

-DADOS-
-NOME:Camptosaurus significa"lagarto curvado", por causa do fêmur arqueado
-TAMANHO: 7m(comp.) e até 6m(alt.)
-ALIMENTAÇÃO:plantas
-QUANDO VIVEU:entre 140 e 155 milhões de anos atrás, no Oeste da Europa e na América do Norte.
-ESPÉCIES: Camptosaurus dispar, Camptosaurus leedsi, Camptosaurus prestwichii

21 setembro, 2009

DICRAEOSAURUS


ESTE PACÍFICO DINOSSAURO HERBÍVORO ERA DO TAMANHO DE UM CAMINHÃO

No recôndito das florestas de coníferas (árvores em forma de cone ,isto é, os pinheiros) e dos palmeirais, os Dicraeosaurus se embrenhavam para se alimentar de plantas e sementes. Altos e de pescoço longo e fino, tinham rabo fustigante como chicote e alguns dentes pontiagudos.

-CABEÇA PEQUENA
Para o seu tamanho, o Dicraeosaurus tinha uma cabeça bem pequena .Os olhos e as narinas também eram pequenos. Sendo herbívoro, devia ser atacado pelos dinossauros carnívoros. Não dispunha de couraça nem garras afiadas, mas podia se defender com o rabo. Por ser mais leve e ágil, conseguia escapar correndo dos inimigos.

-COMO FOI DESCOBERTO
Uma importante descoberta foi feita em 1907 na Tanzânia, na África. Grandes ossadas faziam supor que muitos dinossauros morreram junto à foz de um rio, e seus corpos foram arrastados para bancos de lama. Alguns ossos eram de dinossauros ainda não descobertos. Dentre eles, o Dicraeosaurus, só batizado em 1935.

--DADOS--
-NOME:Dicraeosaurus significa"lagarto bifurcado" devido às forquilhas
-TAMANHO:6m altura e de 13 a 20 de comprimento
-ALIMENTAÇÃO:plantas
-QUANDO VIVEU:entre 195 141 milhões de anos atrás, na África Oriental.
-ESPÉCIES: Dicraeosaurus hansemanni, Dicraeosaurus sattleri

19 setembro, 2009

ÁRVORE GENEALÓGICA DOS DINOSSAUROS









Essa árvore genealógica chama-se"cladograma".
Os especialistas dividem em dois grupos principais que se diferenciam pelo formato dos ossos do quadril: saurísquios (quadril de lagarto) e ornitísquios (quadril de ave).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...