22 setembro, 2009

CAMPTOSAURUS



COMIA PLANTAS,ERA ALTO COMO UM CAMELO E LEVE COMO UM PÔNEI.

Este dinossauro herbívoro e pacífico normalmente caminhava sobre as duas pernas traseiras. Mas,como possuía pequenos cascos nos dedos, supõe-se que algumas vezes o Camptosaurus andava sobre as quatro pernas, especialmente quando se alimentava de plantas rasteiras e das folhas mais baixas das árvores.

-BOCHECHAS PARA MASTIGAR
A cabeça do Camptosaurus era comprida e ampla, equipada com fileiras de dentes pontiagudos. A extremidade de sua mandíbula era coberta por um bico rígido e grosso ,que devia servir para triturar samambaias duras e folhas de palmeira. Acredita-se que o Camptosaurus possuía língua, utilizada para envolver as folhas e colocá-las boca adentro. Suas bochechas elásticas podiam esticar-se para apanhar grandes bocados enquanto mastigava.

-FÊMUR ARQUEADO
A curvatura do fêmur deste dinossauro lhe possibilitava correr velozmente sobre suas possantes pernas traseiras. Enquanto corria, o Camptossauro equilibrava o corpo volumoso com a pesada cauda. Pacífico, ele não possuía armas tais como chifres ou garras afiadas. Por isso, a única forma de escapar dos predadores era correr.

-DADOS-
-NOME:Camptosaurus significa"lagarto curvado", por causa do fêmur arqueado
-TAMANHO: 7m(comp.) e até 6m(alt.)
-ALIMENTAÇÃO:plantas
-QUANDO VIVEU:entre 140 e 155 milhões de anos atrás, no Oeste da Europa e na América do Norte.
-ESPÉCIES: Camptosaurus dispar, Camptosaurus leedsi, Camptosaurus prestwichii

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...