08 novembro, 2009

TYRANNOSAURUS




O Tyrannosaurus rex foi um dos maiores dinossauro carnívoros que viveu na Terra e, provavelmente, um dos mais ferozes.

O T-rex tinha o comprimento de quatro carros, a altura da girafa mais alta e o peso de um elefante africano. Um homem alto daria com a cabeça no meio da coxa desse magnífico animal. Ninguém sabe exatamente que tipo de ruídos e sons fazia, mas ele devia rugir ou guinchar para chamar os mais novos e reuni-los aos outros membros do grupo.

-PATAS ENORMES
As pernas dianteiras, bastante pequenas, ficavam no alto do corpo e terminavam em "mãos", dotadas de dois finos dedos em forma de garra. Ninguém sabe ao certo sua finalidade; acredita-se que serviam para agarrar as presas, mas elas não eram compridas o suficiente para levar comida à boca. Alguns cientistas sugerem que o T-rex usava essas pequenas patas como apoio, para se levantar nas patas traseiras, ao acordar ou após um descanso.

-UMA CABEÇA ENORME
A pesada cabeça do T-rex media cerca de 1,20m de comprimento, e era sustentada por um pescoço curto e forte.
Suas mandíbulas eram tão grandes que podiam deglutir um ser humano inteiro. Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a garra melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o tiranossauro pegava sua vítima, ela não tinha chance de escapar de suas mandíbulas e fugir. Se algum dente se quebrasse na luta, ele crescia de novo.

-O ANDARILHO
Ao se locomover com suas poderosas patas traseiras, o tiranossauro balançava o pesado corpo e a longa e grossa cauda. Com enormes pernas, corria com uma velocidade, mas provavelmente não por muito tempo, o que é privilégio dos cães de caça atuais. O T-rex devia ficar de emboscada nas florestas e alagadiços. Alguns especialistas acreditam que os tiranossauros caçavam em bandos, cercavam outros dinossauros, como os herbívoros-Triceratops ou Edmontosaurus-de forma a não escaparem. Os cientistas são da opinião de que comiam carniça (dinossauros mortos) e, talvez, algum dinossauro jovem, moribundo ou indefeso, que por acaso estivesse em seu caminho.

-GRANDES LUTADORES
Muitos dinossauros, mesmo sendo grandes, tinham dificuldade para se defender do tiranossauro. Não dispunham de dentes nem garras para enfrentar uma luta de verdade. Alguns eram protegidos por uma pele tão dura como uma couraça, ossos em volta do pescoço ou longos e afiados chifres na cabeça. Outros eram pequenos e leves, e assim conseguiam fugir correndo.

-DADOS-
-NOME:Tyrannosaurus rex significa "rei dos répteis tiranos"
-TAMANHO:14m de comprimento e 5,60m de altura
-ALIMENTAÇÃO:carne de outros dinos
-QUANDO VIVEU:há cerca de 67 milhões de anos, na América do Norte e na China e, possivelmente, na América do Sul e na Índia
-ESPÉCIES: Tyrannosaurus rex

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...