06 novembro, 2009

STEGOSAURUS


UM VIGOROSO GOLPE DA CAUDA DESTE DINOSSAURO BASTAVA PARA ACABAR COM QUALQUER INIMIGO

O Stegosaurus tinha a cabeça pequena, o corpo amplo e desajeitado, e uma cauda provida de espigões. No meio das costas, ao longo da coluna, possuía duas fileiras de grandes placas ósseas. Apesar do seu ar feroz, o Stegosaurus era um pacato herbívoro.

-GRANDE PORTE
Comprido como dois carros e de peso equivalente, este bicho usava a longa cauda para balancear seu peso.
No Stegosaurus, as patas dianteiras eram curtas e as traseiras bem mais longas, para poder sustentar o corpo.

-PISADAS FORTES
Ele caminhava pesadamente, apoiado sobre as quatro patas, e não conseguia andar rápido ou correr. Assim, era presa fácil para ágeis carnívoros como o Allosaurus.

-CÉREBRO MINÚSCULO
A cabeça miúda, como a de um cachorro, ficava próxima do chão, e assim o Stegosaurus se alimentava principalmente de plantas rasteiras. As mandíbulas fracas só lhe permitiam mastigar plantas tenras e folhagens. Com o cérebro do tamanho de uma noz, foi o animal de menor cérebro, em relação ao resto do corpo, que já existiu.

-CAUDA ESPIGADA
O Stegosaurus também possuía uma cauda grossa e musculosa, recoberta de placas ósseas, feito barbatanas. Na ponta do rabo havia quatro espigões afiados, de 1m de comprimento cada um. Provavelmente ele usava a cauda para se defender, e aos seus filhotes, dos dinossauros carnívoros que tentassem atacá-lo.

-COURAÇA BLINDADA
As placas ósseas também se estendiam pelo dorso do Stegosaurus, ao longo da coluna vertebral. Essas placas eram presas a pele e podiam ser arrancadas com facilidade por um predador. Acredita-se que as placas funcionavam como um tipo de sistema regulador da temperatura
O bicho colocava o corpo numa posição em que as placas ficavam voltadas para o sol, coletando o máximo de calor nas manhãs frias. Depois de aquecido, podia movimentar-se em busca de alimento.

-CRIATURAS COLORIDAS
Os cientistas também pensam que as placas dorsais do Stegosaurus eram coloridas. Assim, é bem provável que os machos as usassem para afugentar seus rivais do bando em que viviam e atrair as fêmeas na época do acasalamento.

-DADOS-
-NOME:Stegosaurus (lagarto encouraçado)
-TAMANHO:até 7,5m comprimento
-ALIMENTAÇÃO:samambaias e outras plantas rasteiras
-QUANDO VIVEU:140 milhões de anos atrás, período jurássico, na América do Norte
-ESPÉCIES: Stegosaurus armatus, Stegosaurus laticeps

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...