01 abril, 2011

Ovos fossilizados de crocodilo pré-histórico são encontrados em Jales, SP

Baurusuchus pachecoi
Bauruoolithus fragilis
Em Jales, o trabalho de pesquisadores que encontraram fósseis de um crocodilo recebeu destaque no meio científico internacional. Ninhos com ovos do animal estão sendo estudados.

Foi em uma fazenda na zona rural de Jales que um pedaço da história do planeta surgiu no meio das rochas.

As escavações revelaram uma conquista: a maior quantidade de ovos de crocodilos pré-históricos já encontrada em todo o mundo. Os fósseis datam de 85 milhões de anos atrás.

Foram revelados no total doze ninhos, com registros bem visíveis de ovos do réptil primitivo Baurusuchus pachecoi. A espécie, encontrada pela primeira vez na cidade de Paulo de Faria, em 1945, viveu no final do cetáceo, o último período antes da grande extinção dos dinossauros.

Junto com os ninhos e ovos, também foi encontrado um crânio do crocodilo primitivo em perfeitas condições, algo muito raro de ocorrer.

Para o paleontólogo Carlos Eduardo Maia de Oliveira, que descobriu os fósseis, o achado é de extrema importância, pois destaca a região em nível mundial.

O trabalho já foi apresentado nos Estados Unidos e também em países do Reino Unido, na Europa. Ele e sua equipe ainda puderam nomear o achado: Bauruoolithus fragilis.

A descoberta foi divulgada na revista cientifica Palaeontology, uma das mais conceituadas no meio. Os pedaços de rocha com as marcas pré-históricas foram trazidos para uma instituição de ensino em Fernandópolis para serem analisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...