07 fevereiro, 2011

CENTROSAURUS

2 Centrosaurus lutando por uma fêmea

O crânio de Centrosaurus ocuparia um sofá de dois lugares. Os calombos na crista óssea podem ter sido apenas enfeites.

VIVENDO EM GRANDES BANDOS, ESTE DINO COSTUMAVA TER SEMPRE MUITA COMPANHIA.

Centenas de fósseis desse dinossauro dotado de chifre foram encontrados na região do Vale Red Deer em Alberta, Canadá. Foi possível determinar qual a aparência do Centrosaurus e também como ele vivia. Comprido como um elefante e com a altura de um homem adulto, um único chifre no focinho e atarracado de corpo, ele parecia um grande rinoceronte.

-SOB ATAQUE
Quando atacado por gigantescos tiranossaurídeos (carnívoros bípedes), o bando de Centrosaurus tinha um jeito inteligente de se safar. Os machos formavam um círculo em volta dos mais jovens e das fêmeas, e encaravam o inimigo com o chifre em riste. Era muito difícil para os atacantes romper a defesa representada por esse círculo.

-OSSOS ESMAGADOS
Os cientistas que encontraram os fósseis de Centrosaurus perceberam que alguns ossos estavam quebrados. Na verdade, eles pareciam esmagados. Talvez isso tenha ocorrido num estouro do bando dos pesados dinossauros enquanto estes cruzavam um rio caudaloso.


-LUTA INEVITÁVEL
O Centrosaurus não tinha estrutura para correr. Com o corpo pesado e pernas atarracadas, sua única saída era ficar enfrentar o inimigo. Nem sempre o Centrosaurus era protegido pelo bando. Quando saía sozinho em busca de comida, tornava-se um alvo tentador para carnívoros como o Albertosaurus. Mas os predadores tinham que ser ligeiros, pois, se o Centrosaurus percebesse sua presença, agachava-se, pronto para atacar como um rinoceronte, apontando o chifre pontiagudo na direção do inimigo. Este podia machucar-se, ou até mesmo morrer, se atingindo pelo Centrosaurus.

-CABEÇA PESADA
Como a cabeça e a crista óssea eram muito grandes comparadas com o resto do corpo, o Centrosaurus precisava de pescoço e ombros bem fortes. O menor dos movimentos da cabeça causava forte impacto sobre seus ossos. Para reforço, alguns dos ossos do pescoço eram soldados entre si.

-NA PONTA DOS PÉS
O Centrosaurus tinha pés amplos com dedos largos, a fim de distribuir melhor o peso do corpo. Quando caminhava, devia apoiar-se mais sobre os dedos do que na plantados pés. Suas pernas dianteiras, eram muito fortes e suportavam a maior parte do peso da cabeça e do corpo.

-DENTES DE VEGETARIANO
Mordiscando brotos, o Centrosaurus perambulava por entre as plantas rasteiras. Seus dentes tinham bordas afiadas que decepavam as folhas como uma guilhotina. E ainda eram substituíveis.

-UM GRANDE ESCUDO
Preso ao pescoço do Centrosaurus havia um colar ósseo com calombos ou protuberâncias onduladas nas bordas. Supõe-se que esse escudo funcionasse como um sinal de diferenciação. Pode ter sido bastante colorido para ajudá-lo a destacar-se do bando ou a atrair a fêmea.

--DADOS--
-NOME: Centrosaurus significa "réptil pontiagudo"
-TAMANHO: 6 m (comp.) e 1,80 m (alt.)
-ALIMENTAÇÃO: plantas rasteiras
-QUANDO VIVEU: há uns 80 milhões de anos, Cretáceo, em Alberta, Canadá
-ESPÉCIES: Centrosaurus apertus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...