Mamenchisaurus se alimentando |
Esqueleto de Mamenchisaurus |
Contando da ponta da cauda até o fim do focinho, o Mamenchisaurus media 22 m de comprimento, dos quais 11 m correspondiam ao pescoço. É mesmo o pescoço mais longo que já se encontrou. Este dino poderia facilmente espiar pela janela do terceiro andar de um prédio.
-PESCOÇO RIJO
O pescoço comprido do Mamenchisaurus era sustentado por ossos longos sobrepostos, o que o tornava rígido e de movimentação lenta. Além desses ossos, havia no pescoço músculos fortes que sustentavam sua cabeça pequena, parecida com a de uma cobra. Embora tão comprido quanto uma quadra de tênis, tinha corpo delgado e espinha oca. Assim, era leve em relação a seu tamanho.
-HABITANTE DAS MATAS
Há 145 milhões de anos, a região habitada por este dinossauro era coberta com vastas e densas florestas de sequóias. Bandos de Mamenchisaurus perambulavam, usando seus dentes pequenos, parecidos com tachinhas, para triturar folhas e brotos do alto das árvores, onde os outros dinos não alcançavam.
-SOBRE QUATRO PERNAS
O Mamenchisaurus andava sobre as quatro pernas, arrastando sua longa e fina cauda atrás de si. Na época do acasalamento, o macho provavelmente usava a cauda para chicotear o rival durante as lutas ferozes pela conquista das fêmeas do bando.
--DADOS--
-NOME: Mamenchisaurus significa "lagarto de Mamenchi" (região da China onde seus fósseis foram descobertos)
-TAMANHO: 22 m (comp.) e 5 m (alt.)
-ALIMENTAÇÃO: plantas
-QUANDO VIVEU: há 145 milhões de anos, fim do período Jurássico, na China.
-ESPÉCIES: Mamenchisaurus constructus, M. anyuensis, M. changshouensis, M. fuxiensis, M. gongjianensis, M. guangyuanensis, M. hochuanensis, M. jingyangensis, M. sinocanadorum, M. yaochinensis, M. youngi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.