06 janeiro, 2011

MAMENCHISAURUS


Mamenchisaurus se alimentando

Esqueleto de Mamenchisaurus
METADE DO COMPRIMENTO TOTAL DESTE DINO ERA OCUPADA POR SEU PESCOÇO ESGUIO, MAIS LONGO DO QUE TRÊS CARROS ENCOSTADOS UM NO OUTRO.

Contando da ponta da cauda até o fim do focinho, o Mamenchisaurus media 22 m de comprimento, dos quais 11 m correspondiam ao pescoço. É mesmo o pescoço mais longo que já se encontrou. Este dino poderia facilmente espiar pela janela do terceiro andar de um prédio.

-PESCOÇO RIJO
O pescoço comprido do Mamenchisaurus era sustentado por ossos longos sobrepostos, o que o tornava rígido e de movimentação lenta. Além desses ossos, havia no pescoço músculos fortes que sustentavam sua cabeça pequena, parecida com a de uma cobra. Embora tão comprido quanto uma quadra de tênis, tinha corpo delgado e espinha oca. Assim, era leve em relação a seu tamanho.

-HABITANTE DAS MATAS
Há 145 milhões de anos, a região habitada por este dinossauro era coberta com vastas e densas florestas de sequóias. Bandos de Mamenchisaurus perambulavam, usando seus dentes pequenos, parecidos com tachinhas, para triturar folhas e brotos do alto das árvores, onde os outros dinos não alcançavam.

-SOBRE QUATRO PERNAS
O Mamenchisaurus andava sobre as quatro pernas, arrastando sua longa e fina cauda atrás de si. Na época do acasalamento, o macho provavelmente usava a cauda para chicotear o rival durante as lutas ferozes pela conquista das fêmeas do bando.

--DADOS--
-NOME: Mamenchisaurus significa "lagarto de Mamenchi" (região da China onde seus fósseis foram descobertos)
-TAMANHO: 22 m (comp.) e 5 m (alt.)
-ALIMENTAÇÃO: plantas
-QUANDO VIVEU: há 145 milhões de anos, fim do período Jurássico, na China.
-ESPÉCIES: Mamenchisaurus constructus, M. anyuensis, M. changshouensis, M. fuxiensis, M. gongjianensis, M. guangyuanensis, M. hochuanensis, M. jingyangensis, M. sinocanadorum, M. yaochinensis, M. youngi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...