12 janeiro, 2010

OURANOSAURUS



UMA "VELA" FEITA DE PELE SE ESTENDIA POR SUAS COSTAS ATÉ A CAUDA. E SERVIA COMO PAINEL SOLAR PARA AQUECÊ-LO.
Quando este dino viveu, as noites eram frias e os dias, secos e quentes. É provável que sua "vela" o ajudasse a manter seu corpo numa temperatura estável. Depois de uma noite fresca, ele se aquecia ao sol da manhã. O sangue sob a pele da vela se enchia de calor como um painel solar. Pelo meio-dia, ele precisava se refrescar de novo. Então a vela liberava o calor armazenado.
-NAS QUATRO PATAS
Comprido como dois carros, o Ouranosaurus podia andar, como o canguru, em duas ou quatro pernas. As traseiras eram fortes e possantes para suportar o peso do corpo. Quando parava para descansar, podia inclinar-se para frente e permanecer nas quatro patas, equilibrando-se facilmente com suas garras em forma de cascos.
-ESPORÃO NO POLEGAR
Em cada mão, o Ouranosaurus tinha um afiado esporão no lugar do polegar. Enquanto puxava galhos suspensos de altas coníferas, os predadores ficavam de tocaia. Não sendo um animal ágil, usava os polegares pontiagudos como armas. Se atacado, podia aplicar golpes vigorosos no inimigo, utilizando-os como punhais.
--DADOS--
-NOME:Ouranosaurus significa "réptil corajoso"
-TAMANHO:7m de comprimento
-ALIMENTAÇÃO:plantas
-QUANDO VIVEU:há uns 110 milhões de anos, começo do Cretáceo, na Nigéria
-ESPÉCIE: Ouranosaurus nigeriensis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...