A mudança na tese sobre a origem do Terminonaris é baseada na identificação de um fóssil bem preservado que foi descoberto na costa de um lago perto de Dallas, mostra reportagem do "Science Daily".
O fóssil de 96 milhões de anos é o mais antigo crocodilo pré-histórico deste tipo no mundo, de acordo com o paleontólogo Thomas L. Adams, da Universidade Metodista do Sul, em Dallas e que identificou os restos do animal.
Primo distante dos crocodilos e jacarés modernos, o Terminonaris era similar a um gavial indiano, mas um pouco maior.
- O reconhecimento do Terminonaris aqui no Texas realmente muda muita coisa sobre o que pensávamos que sabíamos sobre esse grupo - disse Adams.
- Agora sabemos que eles tinham uma faixa de distribuição mais ampla e que são muito mais antigos. Esta é a primeira ocorrência de Terminonaris no Texas. Também é a mais antiga ocorrência dele no mundo, e é o local mais ao sul onde ele foi encontrado.
Há outras seis peças de fósseis de Terminonaris conhecidas: cinco da América do Norte e uma da Europa. Acreditava-se que a alemã era a mais antiga.
Os cientistas concluíram que os Terminonaris surgiram na Europa e depois atravessaram o Atlântico e se dispersaram pela América do Norte.
- Agora sabemos que o Terminonaris muito provavelmente se originou aqui no Texas e depois de dispersou para outros locais - disse Adams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.