22 julho, 2010

COMO EXPLICAR A EXTINÇÃO, PARTE 5

Irídio

PEDRAS NO OCEANO

Os professores Peter Schultz e Steven D'Hondt, usaram os estudos de Frank Kyte, da Universidade da Califórnia, publicados em 1996, para validar alguns de seus pontos. As análises feitas por Kyte em rochas encontradas no fundo do Pacífico apontam para a confirmação do asteróide de 10 quilômetros do Golfo do México. Ao mesmo tempo, Benjamin Schuraytz, da Nasa, achou irídio puro nas localidades da Cratera do México, que só poderia ter sido produzido por um tremendo impacto. A maior dúvida em relação ao fato é que se acreditava ser impossível encontrar fragmentos do asteróide. As sociedades de geologia e paleontologia tendiam a acreditar que o objeto que veio do céu foi totalmente desintegrado no impacto, mas Kyte diz que não. E esses fragmentos de irídio puro provam isso.
Assim como Albert Einstein declarou que se sentia "um garoto pegando conchas na praia" em relação à física, Kyte parece ter tido uma sorte similar. Trabalhando em um projeto internacional de escavação submarina no Pacífico, ele simplesmente rotulou-se de "sortudo" ao encontrar um pedacinho de minério de cinco milímetros no meio de toneladas de resíduos abissais. A pedra continha ferro, cromo e irídio em quantidades parecidas com as encontradas em meteoros. E, por ser tão pequena, não poderia ter caído sozinha do espaço e atravessado a estratosfera. Apesar de encontrado a 9 mil km de distância de Yucatán, o fragmento segue a linha imaginária para noroeste, supondo-se que o impacto em Yucatán tenha realmente acontecido em um ângulo inferior a 20 graus.
A descoberta de Schuraytz, publicada na revista Science, ainda aponta que nessa amostra foi encontrado irídio em sua forma mais pura, jamais constatada por outro estudo. Com 99% de pureza, fica provado que o impacto foi tão avassalador que todos os outros metais foram vaporizados na explosão, restando apenas o irídio em sua forma natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...