30 maio, 2010
DASPLETOSAURUS
ESTE TERRÍVEL CARNÍVORO ANDAVA SOBRE DOIS PÉS E MATAVA A PRESA COM UMA ÚNICA E FATAL MORDIDA
Mais comprido que um ônibus, o Daspletosaurus tinha cabeça enorme e braços minúsculos em comparação com o resto do corpo, como o Tyrannosaurus. Caminhava sobre as fortes pernas traseiras e dava passos longos, sendo bem veloz para seu tamanho.
-ATAQUE SURPRESA
Devido ao peso do corpo, o Daspletosaurus confiava na velocidade e na surpresa para emboscar suas presas. Escondia-se na sombra das árvores até divisar uma possível vítima, como o Styracosaurus, um dinossauro de chifre. De repente saltava para fora e apanhava sua esperada refeição.
-TROMBADA VIOLENTA
O Daspletosaurus corria para a vítima com as mandíbulas escancaradas. Trombavam com violência, mas a supercabeça do Daspletosaurus absorvia o choque. Juntas especiais dentro das mandíbulas lhe davam mais flexibilidade e protegiam os ossos do crânio.
-CONTRA O RELÓGIO
Uma vez capturada a presa, o Daspletosaurus enterrava os dentes em sua carne macia. As mandíbulas se fechavam com firmeza, impedindo a fuga. Em minutos, este medonho monstro estaria apreciando seu banquete.
--DADOS--
-NOME: Daspletosaurus, que significa "réptil medonho"
-TAMANHO: 8,5m de comprimento
-ALIMENTAÇÃO: carne de outros dinossauros
-QUANDO VIVEU: há cerca de 80 milhões de anos, em Alberta, Canadá
-ESPÉCIES: Daspletosaurus torosus
29 maio, 2010
SYNTARSUS
CIENTISTAS ACHAM QUE O PEQUENO E VELOZ SYNTARSUS TINHA O CORPO COBERTO DE PENAS
Do tamanho de um carro pequeno, este dino alimentava-se de insetos, lagartos e pequenos mamíferos. De cauda e pescoço longos, corria com agilidade sobre as pernas traseiras, como uma enorme ave, para pegar sua presa. Ele também precisava ser veloz para escapar dos grandes dinossauros carnívoros.
-CRISTA CURIOSA
No alto da cabeça em forma de cunha, o Syntarsus tinha uma curiosa crista. Enquanto comia, ele podia girar rapidamente a cabeça, para vigiar em volta. Os longos membros terminavam em patas com dedos grandes e garras recurvadas. A comprida cauda era mantida nivelada com o corpo quando corria.
-DINOSSAURO DE PENAS?
Alguns cientistas acreditam que o Syntarsus tinha a cabeça e o corpo cobertos de penas. Segundo esta teoria, ele arrepiava as penas para se refrescar no calor do dia, e as mantinha coladas ao corpo para se aquecer durante a noite, usando-as como um cobertor. Outros paleontólogos, entretanto, afirmam que não existem provas disso e que o Syntarsus não possuía penas.
--DADOS--
-NOME: Syntarsus, que significa "tarso fundido"; tarso é um osso do tornozelo
-TAMANHO: 3m de comprimento
-ALIMENTAÇÃO: lagartos e insetos
-QUANDO VIVEU: há 205 - 195 milhões de anos, período Triássico, no Zimbábue
-ESPÉCIES: Syntarsus rhodesiensis, Syntarsus kayentakatae
MASSOSPONDYLUS
PARA DIGERIR SUA DIETA DE FOLHAS, ESTE DINOSSAURO PRECISAVA ENGOLIR PEDRAS.
Com sua típica cabeça pequena destoando do pescoço e da cauda muitos longos, este foi um dos primeiros dinossauros herbívoros a surgir no planeta. Erguido nas patas traseiras, ele alcançava galhos bem altos.
-PEDRAS NA BARRIGA
Os pequenos dentes deste dino eram úteis para arrancar folhas, mas não para mastigar. Na descoberta dos primeiros fósseis do animal, alguns pedregulhos foram encontrados na região do abdômen. Isso parece comprovar que o Massospondylus engolia pedras que, entrando em atrito com o alimento dentro do estômago, ajudavam o animal a fazer a digestão. Como as lâminas de um liquidificador, as pedras esmagavam as folhas ingeridas até formar uma pasta que o bicho tinha capacidade de absorver, garantindo sua nutrição.
-POLEGAR PONTUDO
Para sua defesa, o Massospondylus possuía nas quatro patas um enorme dedo polegar, dotado de guarra pontiaguda. Junto com o segundo e o terceiro dedos, o polegar também servia para agarrar. Os outros dois dedos eram frágeis e pequenos.
--DADOS--
-NOME: Massospondylus significa "vértebras maciças" (espinha dorsal)
-TAMANHO: 4m de comprimento
-ALIMENTAÇÃO: plantas e folhas
-QUANDO VIVEU: entre 200 e 180 milhões de anos atrás, período Jurássico, no sul da África e na América do Norte
-ESPÉCIE: Massospondylus carinatus
Assinar:
Postagens (Atom)